Borderlovers

O coletivo Borderlovers nasceu em França, em 2017, criado por Pedro Amaral e por Ivo Bassanti.

O coletivo Borderlovers nasceu em França, em 2017, criado por Pedro Amaral e por Ivo Bassanti. No mesmo ano,representou Portugal, a convite do Centro Cultural Português em França, na Semaine des Cultures Étrangères, Festival “La Rue”, FICEP. Depois disso, desenvolveu diversas ações artísticas de celebração de obras e autores, sobretudo lusófonos, frequentemente em exercícios de relacionamento com obras e autores de outras expressões culturais e linguísticas.Ações deste género, materializadas em exposições de galeria e acções de rua (colagem de pinturas originais no espaço público),

aconteceram em França, Luxemburgo, Portugal e Turquia, sempre com o patrocínio das embaixadas portuguesas locais e respectivos centros culturais.

O “Borderlovers” está representado em diversas coleções particulares em Portugal, Na França, no Luxemburgo e na Turquia e ainda na coleção do Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Portuguesa,com obras em diversas Embaixadas e Centros Culturais, no Museu dos Combatentes e na Bibliothéque nationale du Luxembourg.

Acções e exposições

2017: “Ça je peux le faire aussi”, pintura, Paris; decoração do stand da empresa “Otiima”, para a Feira “Batimat” (prémio melhor stand do evento), Paris.

2018: “Isto também eu faço”, pintura, Lisboa e Caldas da Rainha, Portugal; oferta de duas obras gémeas aos Estados Português e Francês, intituladas “O fim de todas as guerras/La fin de toutes les guerres”, por ocasião do Centenário da Batalha de La Lys, França; oferta à Liga dos Combatentes de uma obra alusiva ao Soldado Milhões, a propósito do centenário do armistício da Primeira Guerra Mundial; “Laisse toi faire”, pintura e performance, Paris; “homenagens cruzadas Portugal-Luxemburgo”, no espaço público da Cidade do Luxemburgo.

2019: “Sempre chegamos ao sítio aonde nos esperam”, Museu de Lisboa; “Les portugais dans les rues de Paris”, Instituto Camões, Lisboa; “Collage-décollage”, pintura, no Centro Cultural Português, no Luxemburgo; participação na exposição “Aristides de Sousa Mendes”, Archives nationales du Luxembourg; participação na Contemporary Istanbul, e nas exposições “Connecting to Portugal”, Istanbul e Ankara, com a Perve Galeria, na Turquia; realização da “imagem oficial das comenorações do Centenário do Ensino da Língua Portuguesa na Universidade Francesa”, França.

2020: participação na exposição “Construir 100 nadas perfeitos – tributo a Cruzeiro Seixas”, com a realização de 100 imagens originais e diversas performances de rua, Perve Galeria e Atmosfera M, Lisboa.

2021: “Mundos da Lusofonia”, pintura, Université du Luxembourg; “pintura/performance por ocasião do quincentenário da morte de Fernão de Magalhães”, para a Embaixada de Portugal em França, Paris. “Borderlovers” é uma plataforma colectiva artística, que tem como objectivo, neste momento de crise cultural e civilizacional, desenvolver uma prática criativa onde se insiram noções de esperança, espiritualidade, cura e pacificação universais. O projecto assume-se como ecuménico e defensor dos valores da integração dos povos, culturas e religiões e dos valores da democracia, igualdade social e defesa de todas as minorias.

o coletivo

 

A partir de 2019, Pedro Amaral, assume a curadoria do projecto, transformando-o numa plataforma, onde colaboram neste momento: Ivo Bassanti, Nathalie Afonso, Sidney Cerqueira, Mathieu Sodore, Carlos Farinha e Daniel do Nascimento.

colectivo-borderlovers-pedro-amaral

Pedro Amaral

co-fundador . artista plástico

colectivo-borderlovers-ivo-bassanti

Ivo Bassanti

co-fundador . artista plástico

colectivo-borderlovers-carlos-farinha

Carlos Farinha

artista plástico

colectivo-borderlovers-all

Sidney Cerqueira

artista plástico

colectivo-borderlovers-mathieu-sodore

Mathieu Sodore

artista plástico

Comunicado de imprensa

Clouple de Rêve / Casais de Sonho

Saison France/Portugal Temporada Portugal/França 2022

Fevereiro / Outubro 2022