Sidney Cerqueira

Uma mistura de cores, estilo e responsabilidade social Sidney Castro Fernandes Cerqueira, ou simplesmente Sidney Cerqueira é um artista plástico da Guiné-Bissau nascido em Lisboa a 16 de Dezembro de 1980.

Por ser filho de pais guineenses foi levado para a Guiné Bissau, cidade de Bissau, onde viveu até aos 20 anos, idade com que se mudou para Portugal para concluir os estudos secundários e vive desde o ano 2000. Iniciou suas atividades como artista plástico em Lisboa no ano de 2004 e desde então tem vindo a conquistar o mundo com as suas obras de arte. Depois de experimentar várias técnicas que vão desde o carvão ao óleo sobre tela, Sidney é hoje o único artista plástico da lusofonia que faz ‘Realismo Espontâneo’ estilo criado pelo conceituado Voka. As telas de Sidney Cerqueira são marcadas por cores vivas e um domínio técnico de desenho e combinação de pincéis e espátulas único, mas também pelos temas que chamam a atenção do público em geral para as problemáticas sociais como a violência doméstica, o abuso de menores entre outros.
Nas suas atividades artísticas tem uma vertente de ação social através do projeto ‘Cores da Esperança’, uma iniciativa móvel através do qual o artista – preocupado com a situação da infância no mundo – monta oficinas de pintura para crianças e expõe coletivamente com elas. As obras de arte dos mais novos são trocados por materiais didáticos que posteriormente são entregues às instituições de acolhimentos de crianças desfavorecidas. O mesmo projeto já foi implementado em Cabo-verde, GuinéBissau, Portugal e Senegal. Em 2015 foi implementado pela primeira vez no Brasil.
Apesar de se dedicar às artes plásticas, Sidney tem uma base de formação ligada às letras. Vem de uma família de tradição intelectual tanto do lado materno como do lado paterno, apreciadores e fazedores de arte, nomeadamente música, banda desenhada, literatura, cinema, teatro, dança entre outros. Sidney possui cinco galerias virtuais na sua página no facebook através do qual atinge cada vez um número maior de pessoas. No seu curriculum o artista conta com uma lista de mais de 40 exposições individuais e coletivas. Entre as quais destacam-se “Dak’art 2014” no Senegal, Galeria do Teatro Municipal da Guarda em Portugal, LuxExpo 2014 em Luxemburgo, Câmara Legislativa do Distrito Federal em Brasília, capital do Brasil, Liquid Art House, Estados Unidos da América e Thermes Marins, Mónaco.